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quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

DEZ MANDAMENTOS PARA SE DAR BEM NO FM

10 Mandamentos para se dar bem no FM


Estes dez mandamentos podem por si só causar uma grande reviravolta em uma partida, anulando qualquer situação táctica favorável ao seu time, ou se não anular, ao menos dificultar e muito a situação. Situações não obvias que acontecem com um time, jogadores, seres humanos, psicologicamente, fisicamente, e dos “chakras e karma” do futebol!

Estes 10 Mandamentos nada mais são que situações onde as idéias tácticas que vou dar são incertas. Elas não estão em ordem de importância, e também acredito que não exista tal ordem. Vamos a elas:

1º Mandamentno – Palestras

Ao entrar em campo, um time que esteja relaxado demais ou sob muita pressão, a táctica não vai ser totalmente eficiente. Se seu time não jogar bem durante um dos 45 de jogo, possivelmente sua palestra anterior há este tempo não foi a adequada. Observamos o exemplo: Você esta a dirigir o Man Utd, e vai jogar contra Derby (um candidato a rebaixamento) em Manchester. A palestra deveria ser “ESPERO UMA VITORIA”. Mas você da uma palestra “BOA SORTE” ou “NÃO HÁ PRESSAO”, seus jogadores vão começar a partida sem interesse, visto que nem o Treinador da equipe esta tão interessado na vitória. No caso, de “ESPERO UMA VITORIA”, o time vai entrar com sangue nos olhos e aposto que em menos de 20 minutos a partida já vai estar 1x0. Bom, como observamos uma grande variedade de palestras e de situações de jogo, vai existir um Sub-Capitulo especifico para estas situações dentro da Gestão Pessoal.


2º Mandamento – Salto Alto

Após uma longa serie de vitórias, é normal que um time ganhe uma alta confiança, ou seja, comece a entrar em campo de salto alto. Geralmente isso acontece após a 5 ou 6 vitória consecutiva. Neste exato momento voltamos a importância das palestras, e o momento onde um NÃO HÁ PRESSAO é MORTAL para seu próprio time. É importante também resaltar que o “Salto Alto” muitas vezes ANULA a palestra, e a melhor forma de contornar-lo seria apenas instruindo o time a jogar de uma maneira mais conservadora. MESMO CONTRA TIMES MENORES!


3º Mandamento – Personalidade do Elenco

Quem vocês acham que tem mais chances de sucesso, uma equipe com personalidade DETERMINADA ou uma POUCO DETERMINADA? Quem vai dar mais gás nos treinamentos e durante os 90 minutos? Qual time vai buscar uma virada com o placar contra em 2x0? Portanto, se tiver uma ótima táctica, e uma equipe pouco determinada, após tomar um gol, estes geralmente abaixam a cabeça, e mesmo com uma boa palestra, o time não vai se reanimar totalmente. Já um time determinado que vá para os vestiários com 1x0 contra no placar, e receber uma palestra de encorajamento, de certo vai atuar muito melhor no segundo tempo. Portanto ATENÇÃO na personalidade da equipe!


4º Mandamento – Condição dos jogadores

Observe que o maior desgaste de um jogador são seus treinamentos, e se não tiverem bem fisicamente, não vão atuar bem dentro de uma táctica vencedora. Obseve que se seus jogadores estão com menos de 95-90% de sua condição física PRÈ PARTIDA, é sinal que seu treinamento esta exigindo demais deste jogador. Claro, vamos levar em consideração que entre cada partida deve haver ao menos 3 dias de descanso para levar isso em consideração. Partidas muito próximas uma das outras não permite uma total recuperação. Portanto, se estiver notando que seus jogadores nunca estão acima de 95% de condição antes do jogo, e vc não esta a jogar bem, a culpa é do seu esquema de treinamento!


5º Mandamento – Baixa Moral

Não preciso entrar em detalhes correto? Um time que perdeu 5 partidas em seqüência, é bem provável que a moral esta baixa, consequentemente, vai perder muitas outras até o manager conseguir resolver o problema da moral! Uma baixa moral vai de certo influenciar na hora de escolher a táctica para o time, digamos que com baixa moral, seus jogadores VÃO cometer erros, e em especial, seus adversários vão se aproveitar de sua baixa moral. Portanto em uma seqüência de maus resutaldos, não tente dar uma de “Rambo” e partir para o ataque. Jogue de maneira conservadora, visto que um empate de 0x0 pode eventualmente melhorar um pouco a moral de um time que vinha perdendo sempre. E a partir de uma seqüência de empates, comece a jogar mais ofensivamente, procurando então chegar a uma seqüência de vitórias! Fácil não? Rsrsrs


6º Mandamento – Interação com outros Managers e a Mídia

Apesar de alguns jogadores de FM não acharem importante, a interação pré-partida com os managers da IA e com os jogadores principais do time adversário, pode eventualmente lhe dar uma vantagem psicológica em campo. Por exemplo: Se você indica que o Alex Ferguson não é um bom manager, ele pode entrar em campo com SANGUE NOS OLHOS, atrás de uma vitória, do seu lado, você monta um esquema defensivo para jogar no contra ataque, aproveitando os espaços que Cristiano e Nani vão deixar nas alas. Pronto uma boa chance de vencer-los. Também é importante saber lidar com os comentários adversários e os comentários que vão fazer antes da partida, visto que, um comentário errado, pode fazer com que a moral de seus jogadores CAIA e alguns inclusive ficam preocupados com a partida. No caso, o melhor é não escalar estes jogadores. Observe também após um comentário a maneira que seus jogadores reagiram, no caso de uma interação ruim, tenha um comentário mais conservador na próxima.


7º Mandamento – Entrosamento de Jogadores

Aqui observo que muitos membros do fórum falham bastante. A grande vontade de ter sempre os melhores jogadores para seu time nem sempre é uma vantagem. Observe que um time repleto de jogadores novos ao elenco vai causar um baixo desempenho em campo. Notei através dos comentários sobre o time do adjunto que geralmente entre 16 a 18 partidas que os jogadores ficam bem entrosados. No caso também noto que o entrosamento NÃO É EM UMA TACTICA EM ESPECIAL. E sim dentro do conjunto de jogadores. Por exemplo: Tenho em meu ataque dois atacantes novos titulares que gostam de fazer tabelas e um deles que prefere passar ao tentar o gol de mpjs. Não os observei fazendo tabelas até a 20 partida, e a partir de então, eles estão sempre a trocar passes na entrada da área, realmente bonito de se ver na match 2D. Portanto, quando tiver na janela de transferência de janeiro, não espere que ao trazer 5 estrelas, seu time comece a jogar melhor, talvez aconteça o contrario. Contrate os jogadores que realmente precise, e deixe a contratação de estrelas para a pré-temporada.


8º Mandamento – Reputação do Treinador

O oitavo mandamento é bastante importante levar em consideração especialmente ao iniciar um novo jogo e selecionar a opção de ex-semi-professional player. Ou seja, um treinador de baixa reputação. Este treinador vai ter bastante dificuldade em lidar com jogadores de elite, e bem capaz de que você não consiga os resultados que gostaria de ter até que tenha uma reputação melhor. Você pode notar isso quando você da uma palestra para seus jogadores e após as partidas observa que muito deles não estavam prestando atenção. No caso de muitos reagirem a sua palestra, mostra que você esta chegando a uma boa reputação!


9º Mandamento – Renovação.

Este é um mandamento que não só eu como outros gurus tácticos observaram. É praticamente IMPOSSIVEL, continuar uma seqüência de títulos após 6, no maximo 7 temporadas. Já montei verdadeiras maquinas vencedoras, com jogadores jovens, para repor os mais velhos e sempre havia um período onde o time deixava de jogar tão bem, justamente neste período de 5 a 7 temporadas vencedoras. No caso, observamos que muitos jogadores, especialmente os mais importantes, perdem o interesse em jogar por seu time, e geralmente a moral cai, no caso, os mais jovens também vão ser influenciados, pois os seus “mentores” não estão com vontade de jogar. Recomendo você vender alguns dos principais jogadores de sua equipe, 3 ou 4 já é mais que o suficiente, e claro, se você esta a vencer por mais de 5 anos, seus jogadores vão estar MUITO valorizados, e os principais mais valorizados ainda. Procure trazer 2 jogadores de peso, e compor o elenco com jovens, aproveitando os jogadores até então reservas em seu elenco para tomar o lugar dos jogadores importantes no passado. Você vai notar que estes ex-reservas vão dar o SANGUE para o time! Observamos dentro da match 2D que um time repleto de jogadores de moral relativamente boa pra mais, com alta determinação, boas palestras, que ao permitirem empates no final da partida, ou vitórias magras com poucas chances de gol, indicam que esta na hora de renovação.


10º Mandamento – AZAR

Não tem como deixar o azar de fora! Ocasionalmente você vai perder uma partida, não importa o quão perfeito seu time e sua táctica são. Observe que o treinador da IA também fez as melhores escolhas para a partida, e soube aproveitar das fraquezas de seu time. Portanto, parabéns para ele!

Existe também aquele chute de longa distancia, que aparentemente era fácil de pegar, mas desviou no seu zagueiro e a matou o goleiro. Ou um passe mal feito de seu lateral, que parou na poça de lama em frente ao Obina! Existe também a opção onde o goleiro adversário fez a melhor partida de sua vida, agarrando até a alma do diabo! ISSO É O FUTEBOL QUE TANTO AMAMOS! E SE NÃO FOSSE ASSIM, NÃO TERIA GRAÇA!


Conlusão


Levando em consideração todos estes mandamentos de Murphy, e escolhendo a maneira certa de contorna-los já é uma ótima maneira de se ter inicio ao sucesso táctico no jogo. Ao esquecer destes 10 mandamentos, tudo vai pro espaço. Gerenciando bem estes mandamentos, vamos observar uma grande mudança de comportamento da equipe e o sucesso é garantido! Claro, levando em consideração o 10º mandamento RSRSRS!


Autor: Seu Beraldo (FMManager)

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